Como escolher a melhor cadeira para seu Home office

Camilo Heliodoro

O teletrabalho apresenta uma série de vantagens: economia de tempo, principalmente em termos de transporte, flexibilidade, autonomia, etc. Entre 8 e 17% da população ativa no Brasil trabalha em casa. Mesmo que esse modo de operação não seja adequado para todas as profissões e todas as personalidades, ele tende a se desenvolver.

Mas como escolher sua cadeira de escritório para trabalhar com conforto em casa e sem riscos à saúde? Porque é um fato, passar longas horas sentado à mesa do escritório faz mal ao corpo e causa dores que podem se tornar crônicas.

As consequências de um maior sedentarismo são agora objeto de inúmeros estudos e se tornaram um problema para a OMS (Organização Mundial da Saúde). Assim, as principais marcas de móveis de escritório estão agora trabalhando para oferecer cadeiras de trabalho adequadas para uso repetido e prolongado. Vamos ver juntos como escolher uma cadeira de escritório para melhorar seu espaço de teletrabalho.

Os critérios para escolher uma cadeira de escritório para teletrabalho

Escolher uma cadeira de escritório para trabalhar em casa é muitas vezes reduzido a uma de design. Escolhemos uma cadeira que gostamos, que se integra bem com a decoração da casa e que nos pareça confortável, sem levar em consideração os critérios importantes para a saúde e a funcionalidade da cadeira. E ainda assim, a oferta em termos de móveis para escritório está se expandindo, a escolha é variada e agora há móveis ergonômicos.

Escolher uma cadeira de escritório clássica ou ergonômica?

Uma cadeira de escritório ergonômica é uma cadeira totalmente ajustável: altura, profundidade do assento, encosto, braços, apoio de cabeça, etc. Por outro lado, uma cadeira de escritório padrão oferece menos possibilidades de ajuste, como regra, apenas a altura do assento é ajustável. Claro, todas as características de uma cadeira ergonômica afetam seu preço, que é muito mais alto, como a Cadeira de Escritório Diretorzinho BackSistem A sua escolha deve ser motivada acima de tudo pelas suas necessidades e pelo uso diário da sua cadeira de escritório, sabendo que um modelo ergonômico é recomendado para qualquer posição sentada prolongada por mais de quatro horas por dia. Mas, você também deve levar em consideração as especificidades e a natureza do home office, por exemplo, se você tem mais facilidade de fazer pequenas pausas para esticar as pernas quando estiver trabalhando em casa.

Escolhendo o mecanismo correto de inclinação da cadeira de escritório

Qualquer cadeira de escritório, seja ergonômica ou não, oferece um mecanismo de basculamento (movimento feito pela cadeira ao encostar as costas no encosto). Este mecanismo varia de um modelo para outro.

  1. O mecanismo de inclinação sincronizada é um movimento coordenado entre o encosto e o assento quando você está descansando no encosto. É o sistema recomendado pelos profissionais de medicina do trabalho e ergonomia, pois permite melhor suporte aos movimentos do usuário. O mecanismo de inclinação síncrona é preferido para uso intensivo (mais de 7 horas por dia) de sua cadeira de escritório, o modelo Cadeira Presidente Giratória.
  2. O mecanismo de inclinação compensada permite que o assento e o encosto sejam inclinados em uma só peça, mantendo os pés no chão sem desequilíbrio ou pontos de pressão. É recomendado para uso diário (menos de 7 horas por dia) da cadeira de escritório e o modelo Cadeira Escritório Secretária é o ideal.
  3. O mecanismo clássico de basculamento deve ser reservado para uso moderado (máximo 4 horas por dia) de sua cadeira de home office, pois o encosto e o assento são fixos, a inclinação para trás faz com que os pés se desprendam do solo, para esse período de trabalho o modelo ideal é a Cadeira de Escritório Executive.

Qualquer que seja o mecanismo escolhido, é possível ajustar a resistência do encosto de acordo com o peso do usuário, a fim de evitar que a cadeira empurre as costas para a frente ou, ao contrário, se incline para trás assim que as costas entrarem em contato com o encosto.

Escolha de uma cadeira de escritório com ou sem braços

Apenas cadeiras ergonômicas de escritório oferecem apoios de braços ajustáveis (altura, profundidade, inclinação, etc.), os produtos padrão incluem apoios de braços fixos, que em termos de ergonomia não são recomendados, pois não permitem, na maioria das vezes, adotar um bom posicionamento dos braços (ângulo reto nos cotovelos e punhos em linha com os antebraços). Dessa forma, é ainda recomendável retirá-los ou trocá-los caso interfiram nos movimentos, apoios de braços mal ajustados podem causar dores nos braços, principalmente nos ombros.

As configurações de uma cadeira de escritório para teletrabalho

Escolher a cadeira de escritório certa para home office é bom, mas ajustá-la adequadamente é melhor. Aqui estão algumas dicas sobre configurações básicas para máximo conforto.

  1. O ajuste de altura é feito em pé na frente da cadeira, o assento deve ser ajustado de forma que fique logo abaixo dos joelhos. Quando sentado no encosto do banco com as costas apoiadas no encosto, os pés devem estar totalmente apoiados no chão e os joelhos em ângulo reto.
  2. Para modelos de cadeira com profundidade do assento ajustável: deslize o assento para que não bloqueie a parte de trás dos joelhos, deve haver um espaço equivalente a dois dedos entre o assento e os joelhos.
  3. O ajuste correto do encosto deve ser feito sentado, com as costas retas. Usando a roda na lateral da cadeira, levante o encosto até que ele apoie adequadamente suas costas.
  4. O ajuste do encosto de cabeça só é possível em produtos ergonômicos, ele deve apoiar o pescoço sem exercer pressão para frente. A utilização do apoio de cabeça é sobretudo uma questão de gosto, nem todos o apoiam, caso em que é melhor retirá-lo para se manter à vontade.