Como Escolher Um Aspirador de pó para sua casa?

Mariana Fabia

Bem-vindo ao nosso guia de compra de aspiradores de pó. Explicaremos a seguir os diferentes tipos de aspiradores existentes, bem como suas vantagens e desvantagens. Não é fácil escolher entre aspirador com ou sem saco, vassoura, ou ainda, porque não testar um aspirador robô ...

Antes de tudo é necessário verificar onde você vai utilizar esse aparelho, com qual frequência, se é um profissional ou apenas caseiro. Enfim, elencar quais necessidades serão atendidas pelo aparelho é um ótimo caminho para escolher um bom modelo que vai cair como uma luva para você.

Para o ajudar a orientar-se, reunimos o melhor dos diferentes tipos de aspiradores de pó que existem. Você encontrará os prós e os contras de cada tipo.

Aspiradores de pó com saco

Esta é a primeira categoria de aspirador de pó com a qual estamos familiarizados (também são chamados de aspiradores de caixa). O princípio é simples, o pó é enviado para um saco que deve ser trocado regularmente quando estiver cheio.

Você também pode economizar dinheiro reutilizando a sacola, se não estiver danificada, e jogando-a no lixo.

A desvantagem desse tipo de aspirador é que você precisa trocar constantemente o filtro, além do gasto adicional que você terá constantemente e, principalmente, encontrar as bolsas adequadas para o seu modelo. Provavelmente você terá de trocar o modelo quando a empresa não fabricar mais as bolsas de recolha, porém esses modelos costumam ser mais baratos, o que é um grande ponto a favor.

Aspirador de pó, EQP20, Azul, 110v, Electrolux este modelo de trenó, com bolsa, é um dos mais procurados da marca Electrolux. A gama EQP reúne aspiradores muito completos em termos de acessórios.

Aspiradores sem saco

Para superar esse problema, os fabricantes desenvolveram aspiradores de pó mais ecológicos e econômicos no modelo sem saco. Ou seja, o pó é coletado em uma caixa rígida que pode ser despejada no lixo quando estiver cheia.

Este processo requer a presença de um filtro que pode ou não ser lavável.

Recomendamos fortemente que leve um aspirador de pó com filtro lavável para não ter que comprá-lo novamente todos os anos e para poder lavá-lo regularmente e manter a sua eficiência tanto quanto possível. O modelo mais eficiente dessa categoria é Aspirador de Pó sem Saco 1300W Smart Electrolux com Filtro HEPA e Bocal para Estofados (ABS03) 220V.

Aspiradores de pó verticais

Terceiro tipo: aspiradores de pó verticais. Este tipo pode parecer útil no início, pois você não terá que mover o trenó atrás de você, pois ele desenhado todo em uma única peça.

Alguns aspiradores de pó não têm fio.

Recomendamos que você verifique o peso do aparelho antes de comprá-lo, pois se precisar passar uma hora aspirando pode ficar pesado para seus braços. Entre os melhores modelos destacamos o Aspirador de Pó Mondial, Brush Carpet 1200W, 220V, Vermelho - AP-25, ele combina leveza no peso e potência na hora de realizar a faxina da casa.

Aspiradores de pó robóticos

A última geração de aspiradores de pó, os robôs demoraram um pouco para realmente se desenvolver, mas os avanços tecnológicos são contínuos nesta área.

O princípio é simples: você conecta seu aspirador ao chão a um terminal conectado à sua tomada elétrica. Em seguida, ele é programado para um cômodo executando um recorte preciso e sendo limitado ao cômodo que você escolheu.

De certa forma, é muito conveniente porque você só precisa conectá-lo. Por outro lado, terá que ser transferido de cômodo para cômodo (sala, cozinha, quarto, corredor ...).

Estes aspiradores são agora capazes, para alguns modelos, de reconhecer o tipo de superfície aspirada e adaptar o modo de aspiração à superfície do pavimento (taco, ladrilhos, carpetes, tapetes, etc.)

Por fim, observe que você não poderá aspirar escadas ou quaisquer superfícies irregulares, devido às próprias limitações do produto. Entre os modelos que existem hoje no mercado o que melhor conjuga preço e funcionalidade é o Aspirador de Pó Robô Fast Clean Plus, Bivolt, MONDIAL - RB-03, Preto. É modelo muito completo sendo adaptado para qualquer voltagem (110/220 W) da casa.

Aspiradores portáteis

Esta categoria de aspirador de pó é feita para pequenas partículas ou migalhas, mas em uma base ad hoc.

Ele também pode ser usado para aspirar em cantos delicados, como escadas ou recantos, onde é complicado e demorado usar um aspirador convencional. Este tipo de modelo pode, portanto, ser um bom complemento para um aspirador de pó robô.

De qualquer forma, é sempre útil ter este tipo de aspirador em casa para pequenas tarefas, mas deve ser apenas um complemento de outro tipo de aspirador e nunca o aparelho principal. Um dos modelos mais populares dessa categoria é o BLACK+DECKER Aspirador de Pó e Água a Bateria 3.6V Ion-Litio Laranja APB3600. Ele é perfeito para as tarefas descritas acima é não tem fio, o que facilita muito o manuseio.

Aspiradores de pó a seco e úmido

Para garagens, pátios ou se houver vazamento na lavanderia, há também aspiradores de pó especializados em aspirar águe e poeira.

Estamos falando de sujeira pesada aqui. A capacidade deste tipo de aspirador é muito maior, geralmente possui reservatório de água e possui maior poder de sucção.

Tenha cuidado, ele não substituirá um aspirador convencional para o interior da sua casa, na verdade ele é feito para esse uso específico, na maior parte das vezes externo, ele é recomendado para um uso mais profissional como em limpeza de carros e afins. Um bom aparelho que cumpre essas características é o Aspirador de Pó e Água 20L WAP GTW 20 220V, Amarelo com Preto. Perfeito para aquela limpeza pesada. Esperamos que através destes conselhos você consiga identificar quais são as suas necessidades e o aparelho que melhor corresponde às suas necessidades.