Escolhendo o laptop certo para trabalho remoto e lazer

Mariana Fabia

Aqui estão 8 itens a serem considerados ao comprar um laptop Windows 10 versátil e de boa qualidade.

Essa é a grande lacuna. Em 2021, estamos exigindo que nosso laptop para se adaptar ao home office e ao nosso tempo de lazer. Nesse sentido: uma webcam de alto desempenho, um teclado confortável ou até mesmo uma infinidade de conexões.

Como escolher bem? Além do preço, um “laptop” com Windows 10 é definido por uma miríade de características, desde a potência do processador até o tamanho do disco de armazenamento. Existem muitos modelos visivelmente diferentes. No maior site de vendas online o número é quase infinito.

Para ajudá-lo a fazer sua escolha, vamos elencar abaixo 8 critérios que contam para um laptop tanto para trabalho quanto entretenimento.

1. A tela

Para trabalhar e jogar em boas condições, o melhor é optar por uma tela com resolução mínima de 1920x1080 pixels. Por quê? Porque é o padrão para HD (alta definição). Isso é ideal para assistir uma série do Netflix ou Prime em particular.

Fotógrafos experientes e designers gráficos certamente optarão por uma resolução mais alta.

Quanto ao tamanho, 15,6 polegadas é o meio-termo ideal entre legibilidade e portabilidade. Abaixo disso o conforto de leitura é afetado. Acima disso, máquina fica muito pesada e se torna mais difícil carrega-la na mochila ou case. Um modelo ideal seria o Notebook Lenovo IdeaPad 3i, Intel Core i3-10110U, 4GB RAM, 256 GB SSD, Windows 10, 15.6", Prata.

2. Teclado

A palavra de ordem é simples: conforto e ergonomia. Como você terá que passar horas nele, é imprescindível que o teclado seja confortável ao toque e se possível que tenha espaço para suas mãos, contanto que a digitação seja suave e o mais silenciosa possível. Avalie também se você pode descansar facilmente os pulsos sem tira-los do teclado.

A presença de um teclado numérico também será valiosa, para jogos e codificação de dados, por exemplo, porém esses modelos só estão presentes em laptops com tela de 15 polegadas para cima, um bom modelo que corresponde a essas características é o Samsung Book E30 Intel® Core™ i3-10110U, 4GB RAM, 1TB HDD, 15.6'' Full HD LED, Windows 10 Home.

3. webcam

Um dos grandes problemas para os dias atuais são as webcams integradas diretamente aos laptops, pois geralmente a qualidade delas nem sempre correspondem às necessidades do usuário. Pontos a observar: resolução e posicionamento máximos. Para exibir a melhor imagem de si mesmo, você deve preferir a câmera HD se seu orçamento permitir e o posicionamento clássico no topo da tela, apesar de não ter uma câmera HD o SAMSUNG Chromebook Intel Dual-Core XE310XBA-KT2BR possui uma boa resolução para chamadas de vídeo.

Alguns fabricantes inserem a webcam em uma pequena abertura no teclado. Se o sistema for inteligente, ele fornecerá uma imagem de baixo ângulo desfavorável.

4. O processador

O processador central é a força vital do seu computador. Quanto mais poderoso for, mais caro será e mais rápido executará os aplicativos e funções mais exigentes. Este é um critério importante para qualquer pessoa que edite vídeos ou execute retoques fotográficos de alto nível.

Para evitar decepções, é recomendado adotar pelo menos um processador Intel Core i5 ou AMD Ryzen 7. Evite o Celeron, Pentium ou Core i3s básicos, que são muito limitados, se possível. o modelo Notebook 2 em 1 Dell Inspiron i14-5406-A30S 14" Full HD Touch 11ª Geração Intel Core i7 8GB 256GB SSD Windows 10 McAfee, Silver é uma boa pedida, apesar do preço um pouco salgado vale muito o custo beneficio para os profissionais acima citados.

5. Memória

A memória RAM é como a memória de curto prazo do seu computador. É aqui que a máquina armazena temporariamente os dados transitórios, porém essenciais. Uma generosa quantidade de RAM permitirá que você edite fotos de alta resolução sem dores de cabeça com travamentos.

8 GB (gigabytes) de RAM é o mínimo de união. 12 ou 16 GB trarão uma grande vantagem em vários softwares e usos.

6. Armazenamento

Armazenar arquivos na “nuvem” (online) reduz significativamente nossas necessidades tradicionais de armazenamento. Felizmente, porque os SSDs, que são significativamente mais rápidos, têm uma capacidade significativamente menor do que os discos rígidos mais antigos.

512 GB (gigabytes) de armazenamento significa que você não sentirá muita necessidade de armazenamento no curto prazo.

7. Conexão

Seu novo laptop deve atender às suas necessidades de conexão com dispositivos externos e periféricos. Liste seus pré-requisitos (leitor de cartão de memória, conexão HDMI a um projetor de vídeo, portas USB, etc.) e verifique se o cobiçado “laptop” tem todas as conexões necessárias.

Na faixa de média a alta, uma única porta USB-C pode realizar várias funções por conta própria.

8. Alto-falantes

Se você deseja assistir a uma série ou ouvir seus colegas no Skype, alto-falantes precisos e poderosos são essenciais. Mais uma vez, uma boa pesquisa online pode tranquilizá-lo sobre o desempenho sonoro do PC que chama sua atenção.

Resumindo:

  1. A tela: 15,6 polegadas, resolução mínima de 1920x1080 pixels
  2. O teclado: confortável, silencioso, com a presença do teclado numérico
  3. A webcam: HD (alta definição), colocada na parte superior da tela
  4. O processador: mínimo Intel Core i5 ou AMD Ryzen 7
  5. Memória de acesso aleatório (RAM): 12 ou 16 GB (gigabytes)
  6. Armazenamento: SSD mínimo de 512 GB (gigabytes)
  7. Conectividade: portas suficientes (USB, HDMI, etc.) para atender às suas necessidades