Esportes em casa: qual dispositivo é o certo para você?

Mariana Fabia

Você não está mais tão motivado para correr ou andar de bicicleta? Equipe-se com uma máquina de cardio para não perder o ritmo! Que perguntas você deve se fazer antes de escolher? Quais são as especificidades de cada dispositivo? Eis algumas orientações.

Uma máquina de treinamento cardiovascular para se exercitar em casa

As máquinas de cardio-treino são a solução ideal para continuar ou complementar uma atividade esportiva no calor, assim que os dias encurtem e as temperaturas caem! Eles permitem que você se mantenha em forma sem se preocupar com a noite, o frio, a chuva, e evita perder tempo para chegar ao local da atividade. O esporte está em casa! Você pode ficar confortável, assistir a um filme, ouvir música sem se preocupar com a estrada ou até mesmo ler uma revista!

O princípio do equipamento de treinamento cardiovascular é fornecer atividade de resistência para queimar calorias, fortalecer os músculos, fortalecer o sistema cardiovascular e proporcionar uma sensação de bem-estar. A maioria desses dispositivos tem um pequeno computador que, como um treinador esportivo, sugere programas apropriados para sua idade, peso, frequência cardíaca e intensidade e duração do exercício. Além disso, alguns também permitem que você visualize seu progresso, o que é sempre motivador!

As perguntas certas antes de comprar

Não ceda à compra por impulso! Muitas bicicletas ergométricas e outros remadores rapidamente encerraram suas carreiras como suporte para a bagunça, em algum canto da casa, porque eram muito volumosas ou muito complicadas. Antes de comprar, pergunte a si mesmo as perguntas certas. Qual é o seu nível? Quanto tempo você deseja dedicar a esta atividade por semana? Qual é o seu orçamento? Você tem quarto em casa? Lembre-se de que, embora os fabricantes competem em criatividade para tornar os dispositivos menores e mais confortáveis, você ficará mais motivado para a sua sessão de remo se estiver pronto para usar do que se o equipamento estiver dobrado e guardado em uma capa debaixo da cama! Pergunte-se também sobre o seu objetivo: simplesmente manter a forma, emagrecer, completar o treinamento esportivo… Por fim, entre em contato com um vendedor qualificado que poderá aconselhá-lo levando em consideração todos esses parâmetros, assim como o seu tipo físico.

A bicicleta ergométrica

Para trabalhar: coxas, nádegas, panturrilhas.

Os prós: o exercício é fácil e sem risco de lesões devido à má postura. O dispositivo é estável e, portanto, seguro. A posição sentada é confortável e permite que você trabalhe por um longo tempo e facilmente varie a intensidade. É um dispositivo ideal para pessoas com excesso de peso.

Os contras: Não é recomendado fazer exercícios em uma bicicleta ergométrica se você tiver problemas nos joelhos.

O modelo com o melhor custo benefício é a Bicicleta Ergométrica Podiumfit V50 Silenciosa. Ocupa pouco espaço, vem com display que mostra quilometragem, calorias perdidas e tempo gasto. Pense na presença de programas. Leve em consideração a roda de inércia: quanto mais pesada ela é, mais suave será a pedalada. Teste o conforto do selim e do guiador, elementos que não devem ser esquecidos quando se planeia passar várias horas por semana na bicicleta!

O treinador elíptico

Para trabalhar: coxas, glúteos, panturrilhas, bíceps, tríceps, peito, costas. Você pedala enquanto opera as barras móveis com os braços. O movimento é semelhante ao do esqui cross-country.

Os prós: ao mesmo tempo que oferece as mesmas vantagens da bicicleta estática, o aparelho elíptico é mais completo porque permite que os músculos de todo o corpo trabalhem. Também é mais pesado e, portanto, mais estável. As articulações estão bem preservadas porque os movimentos são fluidos e sem choque.

Os contras: o aparelho elíptico pode parecer ideal, mas cuidado, o movimento específico da parte superior e inferior do corpo não é adequado para todos. Experimente o dispositivo antes de comprá-lo! Além de ter o preço um pouco salgado, mas vale muito o investimento.

Nossa sugestão de compra, seguindo a linha de custo benefício, é o Elíptico Podiumfit Be100 Orbitrack (bicicleta Elíptica)

Tal como acontece com a bicicleta estática, pense nos programas, no volante e no conforto!

O remador

Para trabalhar: todos os músculos do corpo. É aconselhável fazer 3 a 4 sessões de pelo menos 20 minutos por semana.

Os prós: o remador permite um trabalho muscular completo e não é volumoso.

Os contras: este dispositivo é mais indicado para pessoas com um bom nível atlético porque requer um certo tecnicismo para adotar uma boa posição. No entanto, uma postura incorreta pode causar lesões nas costas e nos joelhos. Além disso, o trabalho é mais intenso e, portanto, difícil de segurar ao longo do comprimento. Finalmente, o remo não é o dispositivo mais confortável.

O modelo REMO SECO SIMULADOR PODIUMFIT RS100 Dobrável pode ser o ideal para iniciantes

A esteira

Para trabalhar: coxas, nádegas, panturrilhas.

As Prós: a esteira exige um movimento simples e natural. A intensidade pode ser facilmente modulada variando a velocidade e a inclinação. O tapete absorve bem os choques em comparação com correr ao ar livre. Este aparelho é adequado para todos, mesmo para pessoas com mobilidade reduzida, e é ideal para quem deseja emagrecer, em combinação com uma alimentação equilibrada.

Os contras: correr em um tapete pode rapidamente se tornar monótono, principalmente quando se pensa que esta atividade é totalmente gratuita se for praticada ao ar livre! Mas pense nas semanas de chuva ou de calor intenso... por esse lado o investimento vale muito a pena.

O modelo Esteira EP-1600 1.6hp Polimet Unissex Preto é perfeito, pois tem um bom tamanho, mesmo pra quem vive em apartamento.

O stepper

Para trabalhar: coxas, nádegas, panturrilhas.

Os prós: econômico e não é complicado.

Os contras: Stepper rapidamente se torna cansativa e não é recomendada se você sofre de problemas nos joelhos.

Pequeno e não ocupa quase espaço, o modelo Mini Stepper Simulador de Caminhada com Monitor em Lcd Odin Fit é ideal para qualquer lar. Com essas dicas, só fica sedentário em casa quem quiser, aproveite, exercício fisíco é um investimento em vida longa e saudável.